Pages

RSS

segunda-feira, março 21, 2011

Brasil oferecerá exames preventivos de câncer gratuito às mulheres

Brasília, 21 mar (EFE).- O Governo investirá R$ 4,5 bilhões em um programa gratuito de exames preventivos e tratamento de câncer de mama e de colo do útero, anunciou nesta segunda-feira a presidente Dilma Rousseff.

"Estas duas doenças afetam muito às brasileiras e por isso elas precisam ser tratadas com atenção redobrada", disse nesta sexta-feira Dilma em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta".

A governante destacou que o Governo Federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos.

Para o diagnóstico do câncer de mama, o Brasil conta atualmente com 4 mil mamógrafos - metade deles na rede pública de saúde - que considera suficientes para garantir que todas as mulheres entre 40 e 69 anos possam fazer exames preventivos de câncer de mama.

Dilma, que foi tratada com sucesso de um câncer linfático meses antes de disputar as eleições presidenciais, disse que por experiência própria pode dizer que as possibilidades de cura de câncer são maiores quando a doença é diagnosticada e tratada no início.

A presidente assegurou que anunciará na terça-feira, em uma visita à cidade de Manaus, as medidas concretas para ampliar e melhorar os serviços que fazem parte do programa contra o câncer.

Dilma disse que, para garantir que todas as mulheres do país possam ter acesso aos exames preventivos do câncer do colo do útero, o Governo construirá 20 novos centros especializados no diagnóstico da doença nas regiões que carecem do serviço e vão instalar 50 novos centros para a confirmação do diagnóstico por biópsia de câncer de mama e 32 especializados em radioterapia e quimioterapia.

"A ideia é que os hospitais ofereçam tratamento a todo tipo de câncer, mas o de mama será um dos mais importantes porque é o mais comum entre as brasileiras", assegurou.

"Até 2014 teremos uma rede de saúde mais preparada e completa para oferecer tratamento de boa qualidade às mulheres", acrescentou. EFE

fonte http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=28075906

1 comentários:

"Eu" comigo "Mesma" disse...

Flor voltei e dessa vez pra ficar!!!! Uhuul beijos mil.....

ops add eu no seu msn : cris_dalvi@hotmail.com

beijos beijos