Pages

RSS

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Brasil lembra vítimas do Holocausto

retirado do http://wp.clicrbs.com.br/blogdasreligioes/2011/01/28/brasil-lembra-vitimas-do-holocausto/?topo=77,2,18



A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), cumpriu nesta quinta-feira sua primeira agenda oficial no Rio Grande do Sul após a posse como presidente na cerimônia que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Realizada no Palácio do Ministério Público (MP) do Estado, no Centro de Porto Alegre, a homenagem teve a presença de outras autoridades, como o governador gaúcho, Tarso Genro, as ministras da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Comunicação, Helena Chagas, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, do governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
Durante seu discurso, que encerrou a solenidade, a presidente lembrou que durante séculos o povo judeu manteve sua integridade através de seus intelectuais, seus livros, sua, culinária, religião e vida familiar, até conquistar sua pátria física. “Direito que não pode ser negado a nenhum povo”, emendou. E assinalou que seu governo não vai compactuar com nenhuma forma de violação de direitos humanos “em qualquer país, aí incluído o nosso.”
Dilma enfatizou que seu governo “será um incansável defensor da igualdade e dos direitos humanos.” “Temos clareza de que a nação brasileira é integrada por valores que respeitam dois princípios: a paz e a conciliação. Nós não somos um povo que odeia, nós não somos um povo que respeita o ódio, por isso o Brasil tem uma posição histórica que muito nos orgulha.”
A presidente falou ainda sobre as técnicas de tortura desenvolvidas no período nazista, na Europa, que inauguraram métodos aplicados em outros tempos, inclusive em ditaduras. “O nazismo aliou o uso da força, o emprego da dor e, ao mesmo tempo, a desumanização daquele que era objeto de extermínio. Inaugurou a tortura científica”, declarou ela. Segundo Dilma, é “nosso dever” lembrar que o holocausto é crime contra os direitos humanos e contra a humanidade e, ao lembrá-lo, lembrar também “de todas as vítimas de todas guerras injustas.” Dilma disse ainda que o mundo ignorou, à época, os sinais do avanço da barbárie antes da ascensão do nazismo.
Na solenidade, a presidente foi recebida por sobreviventes do Holocausto, como Max Schanzer e Sara Perelmuter, ambos prisioneiros do regime nazista entre 1941 e 1945. Ao final do discurso, a presidente foi aplaudida de pé pela plateia.


A Sra. Ministra da Secretaria  dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, falou na solenidade com o Prof. Guershon Kwasniewski.
Este lhe manifestou o interesse do Grupo de Diálogo Inter-religioso de apoiar iniciativas de direitos humanos no Rio Grande do Sul e no Brasil.
A Ministra e o Prof. ficaram em trocar experiências futuramente.


O Sr. Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti e sua esposa conversaram com o Prof. Guershon sobre a importancia que tem o Diálogo Inter-religioso em nossa cidade.


Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Giora Becher foi cumprimentado pelo Prof. Guershon, quem lhe manifestou a sua satisfação pela presença na solenidade.

O Dr. Cláudio Lottemberg fez um brilhante discurso apresentando a posição da comunidade judaica do Brasil sobre temas como intelerância religiosa, política e negação do Holocausto.

Ex-Chanceler Celso Lafer, Jack Terpins – Pres. Congresso Judaico Latino-Americano -, Rabino Michel Schlesinger – CIP, Sr. Gilberto Kassab Prefeito de São Paulo, Vice-Pres. da Federação Israelita de SP Ricardo Berkiensztat,   Sr. Max Shanzer – Sobrevivente do Holocausto, 83 anos mora em Porto Alegre.

Confira a íntegra do discurso da Sra. Presidenta da República, Dilma Roussef
http://www.youtube.com/watch?v=n3CMp8GPIFk&feature=player_embedded
Assista video apresentado na solenidade
http://www.youtube.com/watch?v=brSQXmR-rXU

0 comentários: