Pages

RSS

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Faculdade de Teologia Umbandista

Leiam antes de pré julgar qualquer texto, de qualquer blog.

Boa tarde.

Hoje venho apresentar um pouco da faculdade que escolhi pra mim.
E que posso afirmar que me fez evoluir e aprender o que demoraria décadas para alcançar. 

FTU – Um novo modelo para uma sociedade mais justa

Todos desejamos a Paz no Mundo, a resolução dos conflitos que nos causam tensões, sejam elas as guerras entre os povos ou a batalha cotidiana que cada um de nós enfrenta para conquistar, em primeiro plano, a sobrevivência e, quando muito afortunados, uma boa qualidade de vida.
Apesar da vontade global de conquista de uma estrutura social diferente, a impressão que temos é a de que tendemos à manutenção das desigualdades ou até ao agravamento das mesmas.
Duas causas podem ser apontadas para a persistência da fome, da doença, da guerra e da morte devastando nossa família planetária: 
  1. A insistência em manter uma sociedade baseada em competição e em valores político - econômicos que sobrepujam os valores humanos (individuais ou sociais). Assim, as soluções de progresso e globalização são sempre reféns da necessidade do lucro e, invariavelmente, ineficazes para a maioria da população na periferia, à margem dos processos de decisão e cultura.
  2. Os setores empenhados na busca da Paz, sejam ligados à filosofia, à ciência, à religião ou à arte pensam e atuam de maneira isolada, tomando caminhos divergentes, aumentando as tensões sociais.
Neste contexto funda-se a Faculdade de Teologia Umbandista como alternativa para a mudança do estado atual. Esta iniciativa pretende representar uma mudança de paradigmas, provocando um abalo positivo e pacífico nesta estrutura estática com uma transformação qualitativa dos valores contemporâneos. Explicaremos agora como a Faculdade de Teologia Umbandista se credencia para colaborar com a realização de uma sociedade mais justa.
A Umbanda é habitualmente tida como cultura de periferia, até mesmo marginalizada e estigmatizada como idolatria pagã. Na verdade, a Umbanda oscila entre periferia e centro, focalizando suas ações onde é mais necessária.
A Umbanda procede dessa forma porque entende que não há, em essência, qualquer diferença entre os que se encontram na base da pirâmide social e os que se posicionam, por força político – econômica, no topo.
Além disso, a Umbanda prima pela universalidade de seus princípios e fundamentos filosóficos e doutrinários, podendo, de maneira singular, receber a todos os irmãos planetários oriundos de quaisquer setores filorreligiosos ou estados sócio – econômicos, culturais ou étnicos.
A fundação da Faculdade de Teologia Umbandista representa um avanço para a Umbanda porque, no momento em que se dirige da periferia ao centro, arrasta consigo tudo o que existe na periferia, não apenas umbandistas mas a sociedade como um todo.
Outra questão fundamental é que a Faculdade de Teologia Umbandista preconiza a unidade e a universalidade de todas as coisas, promovendo a convergência que se consubstancia na Paz Mundial. Na prática, significa respeitar todos os setores filorreligiosos como corretos em seus pontos de vista, gerando uma convivência pacífica entre todas as religiões. A seguir, propõe a convergência mostrando que o Sagrado está além dos pontos de vista e que podemos todos, gradualmente, transitar das formas particulares de entendimento para habitar na essência de todas as religiões que é o Sagrado, a Realidade – Una.
Convidamos a todos os irmãos planetários a conhecerem a sede da Faculdade de Teologia Umbandista, suas propostas e programa curricular.
Pedimos também a permissão para iniciarmos nosso relacionamento com uma pergunta, fundamental para a Paz no Mundo:

 Objetivos
  • Preparar pesquisadores que possam contribuir para o progresso do Conhecimento do homem sobre si mesmo, sobre o mundo que o cerca e para a construção de uma sociedade pautada nos princípios de convergência e Paz Mundial;
  • Formar docentes para a educação básica que sejam capazes de responder, em suas práticas educacionais, às exigências de uma educação humanística espiritualizante, comprometida com a formação acadêmica, da cidadania planetária e do caráter ético de seus educandos;
  • Desenvolver no graduando a visão Síntese, neutralizando as dualidades internas e externas e promover uma postura de evolução contínua, pautada na perseverança, determinação e compreensão da dialética da vida;
  • Formar agentes transformadores sociais, capazes de atuar em suas profissões e nas áreas de suas formações acadêmicas como estimuladores da renovação de valores, do exercício de cidadania e tolerância, da idéia de interdependência e a responsabilidade individual sobre o bem coletivo;
  • Capacitar teólogos para difundir a busca do Sagrado para todos, respeitando as escolhas religiosas de cada um e para atuar nos debates inter-religiosos favorecendo a convivência pacífica e a convergência.

*textos extraídos do site da FTU.
Entrem no site para maiores detalhes. 
FTU - Faculdade de Teologia Umbandista
http://www.ftu.edu.br/ftu/
"Qual a posição que o Sagrado ocupa na sua vida: central ou periférica?"

0 comentários: