Pages

RSS

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Verdade

“O que precisamos fazer para seguir os princípios da verdade? A fortuna nos acompanhará amanhã quando agirmos com verdade agora. Nossa vida será cheia da felicidade. E o segredo para isso é não tomar tristeza de ninguém. Caso contrário, a memória daquela tristeza voltará sempre para machucar nosso coração. Deus é ilimitado, Ele ama todos. Sejam eles como uma rosa, um jasmim ou um espinho. Todos são transformados através do amor Divino. Eu também posso transformar a tristeza do outro através de minha verdade interior.”

Dadi Janki

Soltar

"Soltar não é subtrair-me, mas perceber que eu não posso controlar os outros. Soltar não é tentar mudar os outros, mas dar o máximo de mim. Soltar não é corrigir, mas dar suporte. Soltar não é negar, mas aceitar. Soltar não é ajustar tudo de acordo com os meus desejos, mas aceitar cada dia como vier. Soltar não é parar de cuidar. Soltar é temer menos e amar mais."

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Apenas uma noite ruim

Depois de ter um dia de cão aqui na loja ontem, eu estava pensando como somos egositas não é. Indo pra casa olhava pela janela do metro (pois é depois de um dia de cão ainda pego metro, como muitos rsrs) e pensava como o meu problema poderia não ser nada, afinal tantas coisas aconteciam enquanto estava lá parada no metro;


Bebes nasciam, pessoas morriam, alguem queimava a comida no fogão, casais deveriam estar terminaddo ou reatando relacionamentos, casais apaixonados declaravam amor eterno naquela noite, guerras e acordos de paz deviam estaer acontecem do em vários lugares do mundo. Alguém deveria ter acabado de ficar na mão com o carro quebrado, muitos tiveram um dia como o meu, mas muitos podiam estar radiantes com a noticia de um novo emprego, uma matricula suada em algum curso...cachorros latiam, pessoas se espremiam para pegar algum onibus, outros acabavam de fechar com algum vendedor a compra do carro dos sonhos.


Enfim em 3 minutos (tempo que demoro de uma estação a outra) pensei em tanta coisa, tanta coisa acontece enquanto so olhamos para nosso umbigo que tive de reconhecer, que o meu dia fora igual de de milhares de pessoas e como todas eu deveria levantar a cabeça e seguri em frente, afinal hoje é um novo dia, e depende de mim faze-lo melhor.


Pois é o mundo gira e a cada minuto milhares de coisas acontecem, não podemos ficar presos em mundinhos e achar que apenas aquilo é realidade.


Pensei em quantas mães choravam ontem por seus filhos mortos, pressos e acidentados...em outros paises onde a harmonia em povos esta distante de acontecer e percebi que devo mesmo agradecer por tudo o que tenho.


Este é o meu pensamento, mas não quer dizer que concordem.


Bjos e vamos em frente.

Não deveria ser dificil...

...mas parece que cada vez mais desaprendemos a conviver em harmonia uns com os outros...

"Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. " 
Martin Luther King

quarta-feira, fevereiro 23, 2011


 

Nós podemos...

...morar numa casa mais o menos
morar numa rua mais o menos
morar numa cidade mais o menos
e até ter um governo mais o menos


Nós podemos
dormir numa cama mais o menos
comer um feijão mais o menos
ter um carro mais ou menos,
e até ser obrigado a acreditar mais
ou menos no futuro.


Nós podemos
Olhar em volta e sentir que tudo
está mais ou menos

TUDO BEM

O que nós não podemos mesmo,
nunca, de jeito nenhum,
É amar mais ou menos
É sonhar mais ou menos
É ser amigo mais ou menos
É ter fé mais ou menos,
Senão a gente corre o risco de se
tornar uma pessoa mais ou menos.”


Chico Xavier

Feliz quarta feira

Boa tarde a todos.

Hoje sei la acordei muito feliz, me sentindo bem comigo mesma...#felicidade não tem preço#

Espero que hoje, amanhã e sempre possamos nos sentir assim.

A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra.
Allan Kardec

Bjos

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Vladimir Maiakovski



"Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor."


Caio Abreu

Uma mistura de sentimentos dentro de mim neste momento, mas vou deixar se sobressair apenas os bons, apenas os que trazem a felicidade.

Faculdade de Teologia Umbandista

Leiam antes de pré julgar qualquer texto, de qualquer blog.

Boa tarde.

Hoje venho apresentar um pouco da faculdade que escolhi pra mim.
E que posso afirmar que me fez evoluir e aprender o que demoraria décadas para alcançar. 

FTU – Um novo modelo para uma sociedade mais justa

Todos desejamos a Paz no Mundo, a resolução dos conflitos que nos causam tensões, sejam elas as guerras entre os povos ou a batalha cotidiana que cada um de nós enfrenta para conquistar, em primeiro plano, a sobrevivência e, quando muito afortunados, uma boa qualidade de vida.
Apesar da vontade global de conquista de uma estrutura social diferente, a impressão que temos é a de que tendemos à manutenção das desigualdades ou até ao agravamento das mesmas.
Duas causas podem ser apontadas para a persistência da fome, da doença, da guerra e da morte devastando nossa família planetária: 
  1. A insistência em manter uma sociedade baseada em competição e em valores político - econômicos que sobrepujam os valores humanos (individuais ou sociais). Assim, as soluções de progresso e globalização são sempre reféns da necessidade do lucro e, invariavelmente, ineficazes para a maioria da população na periferia, à margem dos processos de decisão e cultura.
  2. Os setores empenhados na busca da Paz, sejam ligados à filosofia, à ciência, à religião ou à arte pensam e atuam de maneira isolada, tomando caminhos divergentes, aumentando as tensões sociais.
Neste contexto funda-se a Faculdade de Teologia Umbandista como alternativa para a mudança do estado atual. Esta iniciativa pretende representar uma mudança de paradigmas, provocando um abalo positivo e pacífico nesta estrutura estática com uma transformação qualitativa dos valores contemporâneos. Explicaremos agora como a Faculdade de Teologia Umbandista se credencia para colaborar com a realização de uma sociedade mais justa.
A Umbanda é habitualmente tida como cultura de periferia, até mesmo marginalizada e estigmatizada como idolatria pagã. Na verdade, a Umbanda oscila entre periferia e centro, focalizando suas ações onde é mais necessária.
A Umbanda procede dessa forma porque entende que não há, em essência, qualquer diferença entre os que se encontram na base da pirâmide social e os que se posicionam, por força político – econômica, no topo.
Além disso, a Umbanda prima pela universalidade de seus princípios e fundamentos filosóficos e doutrinários, podendo, de maneira singular, receber a todos os irmãos planetários oriundos de quaisquer setores filorreligiosos ou estados sócio – econômicos, culturais ou étnicos.
A fundação da Faculdade de Teologia Umbandista representa um avanço para a Umbanda porque, no momento em que se dirige da periferia ao centro, arrasta consigo tudo o que existe na periferia, não apenas umbandistas mas a sociedade como um todo.
Outra questão fundamental é que a Faculdade de Teologia Umbandista preconiza a unidade e a universalidade de todas as coisas, promovendo a convergência que se consubstancia na Paz Mundial. Na prática, significa respeitar todos os setores filorreligiosos como corretos em seus pontos de vista, gerando uma convivência pacífica entre todas as religiões. A seguir, propõe a convergência mostrando que o Sagrado está além dos pontos de vista e que podemos todos, gradualmente, transitar das formas particulares de entendimento para habitar na essência de todas as religiões que é o Sagrado, a Realidade – Una.
Convidamos a todos os irmãos planetários a conhecerem a sede da Faculdade de Teologia Umbandista, suas propostas e programa curricular.
Pedimos também a permissão para iniciarmos nosso relacionamento com uma pergunta, fundamental para a Paz no Mundo:

 Objetivos
  • Preparar pesquisadores que possam contribuir para o progresso do Conhecimento do homem sobre si mesmo, sobre o mundo que o cerca e para a construção de uma sociedade pautada nos princípios de convergência e Paz Mundial;
  • Formar docentes para a educação básica que sejam capazes de responder, em suas práticas educacionais, às exigências de uma educação humanística espiritualizante, comprometida com a formação acadêmica, da cidadania planetária e do caráter ético de seus educandos;
  • Desenvolver no graduando a visão Síntese, neutralizando as dualidades internas e externas e promover uma postura de evolução contínua, pautada na perseverança, determinação e compreensão da dialética da vida;
  • Formar agentes transformadores sociais, capazes de atuar em suas profissões e nas áreas de suas formações acadêmicas como estimuladores da renovação de valores, do exercício de cidadania e tolerância, da idéia de interdependência e a responsabilidade individual sobre o bem coletivo;
  • Capacitar teólogos para difundir a busca do Sagrado para todos, respeitando as escolhas religiosas de cada um e para atuar nos debates inter-religiosos favorecendo a convivência pacífica e a convergência.

*textos extraídos do site da FTU.
Entrem no site para maiores detalhes. 
FTU - Faculdade de Teologia Umbandista
http://www.ftu.edu.br/ftu/
"Qual a posição que o Sagrado ocupa na sua vida: central ou periférica?"

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Mais um dia abençoado


Você fez o que pôde.
Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga.
Amanhã é um novo dia.
E a maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Brasil lembra vítimas do Holocausto

retirado do http://wp.clicrbs.com.br/blogdasreligioes/2011/01/28/brasil-lembra-vitimas-do-holocausto/?topo=77,2,18



A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), cumpriu nesta quinta-feira sua primeira agenda oficial no Rio Grande do Sul após a posse como presidente na cerimônia que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Realizada no Palácio do Ministério Público (MP) do Estado, no Centro de Porto Alegre, a homenagem teve a presença de outras autoridades, como o governador gaúcho, Tarso Genro, as ministras da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Comunicação, Helena Chagas, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, do governador da Bahia, Jacques Wagner (PT) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
Durante seu discurso, que encerrou a solenidade, a presidente lembrou que durante séculos o povo judeu manteve sua integridade através de seus intelectuais, seus livros, sua, culinária, religião e vida familiar, até conquistar sua pátria física. “Direito que não pode ser negado a nenhum povo”, emendou. E assinalou que seu governo não vai compactuar com nenhuma forma de violação de direitos humanos “em qualquer país, aí incluído o nosso.”
Dilma enfatizou que seu governo “será um incansável defensor da igualdade e dos direitos humanos.” “Temos clareza de que a nação brasileira é integrada por valores que respeitam dois princípios: a paz e a conciliação. Nós não somos um povo que odeia, nós não somos um povo que respeita o ódio, por isso o Brasil tem uma posição histórica que muito nos orgulha.”
A presidente falou ainda sobre as técnicas de tortura desenvolvidas no período nazista, na Europa, que inauguraram métodos aplicados em outros tempos, inclusive em ditaduras. “O nazismo aliou o uso da força, o emprego da dor e, ao mesmo tempo, a desumanização daquele que era objeto de extermínio. Inaugurou a tortura científica”, declarou ela. Segundo Dilma, é “nosso dever” lembrar que o holocausto é crime contra os direitos humanos e contra a humanidade e, ao lembrá-lo, lembrar também “de todas as vítimas de todas guerras injustas.” Dilma disse ainda que o mundo ignorou, à época, os sinais do avanço da barbárie antes da ascensão do nazismo.
Na solenidade, a presidente foi recebida por sobreviventes do Holocausto, como Max Schanzer e Sara Perelmuter, ambos prisioneiros do regime nazista entre 1941 e 1945. Ao final do discurso, a presidente foi aplaudida de pé pela plateia.


A Sra. Ministra da Secretaria  dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, falou na solenidade com o Prof. Guershon Kwasniewski.
Este lhe manifestou o interesse do Grupo de Diálogo Inter-religioso de apoiar iniciativas de direitos humanos no Rio Grande do Sul e no Brasil.
A Ministra e o Prof. ficaram em trocar experiências futuramente.


O Sr. Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti e sua esposa conversaram com o Prof. Guershon sobre a importancia que tem o Diálogo Inter-religioso em nossa cidade.


Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Giora Becher foi cumprimentado pelo Prof. Guershon, quem lhe manifestou a sua satisfação pela presença na solenidade.

O Dr. Cláudio Lottemberg fez um brilhante discurso apresentando a posição da comunidade judaica do Brasil sobre temas como intelerância religiosa, política e negação do Holocausto.

Ex-Chanceler Celso Lafer, Jack Terpins – Pres. Congresso Judaico Latino-Americano -, Rabino Michel Schlesinger – CIP, Sr. Gilberto Kassab Prefeito de São Paulo, Vice-Pres. da Federação Israelita de SP Ricardo Berkiensztat,   Sr. Max Shanzer – Sobrevivente do Holocausto, 83 anos mora em Porto Alegre.

Confira a íntegra do discurso da Sra. Presidenta da República, Dilma Roussef
http://www.youtube.com/watch?v=n3CMp8GPIFk&feature=player_embedded
Assista video apresentado na solenidade
http://www.youtube.com/watch?v=brSQXmR-rXU

Meditação muda estrutura do cérebro

retirado do Blog das Religiões

Estudo de Harvard mostra, pela primeira vez, que a prática pode aumentar a concentração de massa cinzenta.Ressonância magnética exibiu variações em áreas ligadas a estresse, aprendizagem e à regulação de emoções
MARIANA VERSOLATO/FOLHA
DE SÃO PAULO
De olhos fechados, em silêncio e, de preferência, sentados, os praticantes da meditação de atenção plena devem se concentrar em apenas uma coisa: a respiração.
A técnica é antiga, da tradição budista, mas começou a ser mais difundida depois de ter sido usada em um curso não religioso de redução de estresse, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor da Escola Médica da Universidade de Massachussets.
Os benefícios da técnica, conhecida também como “mindfulness”, já foram relatados em vários estudos.
A lista vai da melhora de sintomas de esclerose múltipla (como diz estudo publicado na “Neurology”) à prevenção de novos episódios de depressão (demonstrada em artigo na “Archives of General Psychiatry”).
Mas, agora, um estudo mostra, pela primeira vez, os efeitos provocados por essa meditação no cérebro.
A pesquisa, publicada hoje na “Psychiatry Research: Neuroimaging”, foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.
E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.As conclusões foram feitas após comparações entre as ressonâncias magnéticas dos que praticaram a meditação e de um grupo-controle que não fez as aulas.Outros estudos já haviam sugerido que a meditação causa mudanças no cérebro. Mas eles não excluíam a possibilidade de haver diferenças preexistentes entre os grupos de meditadores experientes e não meditadores.Ou seja, não era possível afirmar se os efeitos eram causados pela prática.
MENOS ESTRESSE
Todos os 16 participantes da pesquisa, com idades de 25 a 55 anos, deveriam obedecer a um critério: não ter feito nenhuma aula de meditação “mindfulness” nos últimos seis meses ou mais de dez aulas em toda a vida.Eles frequentaram oito encontros semanais, com duração de duas horas e meia.Também foram instruídos a fazer 45 minutos de exercícios diários e a praticar os ensinamentos da meditação em atividades do dia a dia, como andar, comer e tomar banho.Para avaliar as mudanças, todos os participantes e o grupo-controle fizeram ressonâncias magnéticas antes e depois do período de aulas.Os exames iniciais não indicaram diferenças entre grupos, mas as ressonâncias feitas após o curso mostraram um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo esquerdo naqueles que haviam meditado.
Análises do cérebro todo revelaram mais quatro aumentos de massa cinzenta: no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e mais dois no cerebelo.
BENEFÍCIOS
Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.
O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.”Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar.”Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?
“Provavelmente sim”, diz a neurologista Sonia Brucki.
Ela ressalta, no entanto, que a idade média dos participantes da pesquisa é baixa e, por isso, não dá para afirmar com certeza que isso acontecerá com pessoas de todas as idades.Agora, a pesquisadora Britta Hölzel quer entender como essas mudanças no cérebro estão relacionadas diretamente à melhora da vidas das pessoas.
“Essa é uma área nova, e pouco se sabe sobre o cérebro e os mecanismos psicológicos relacionados a ele. Mas os resultados até agora são animadores.”

domingo, fevereiro 13, 2011

Muito lindo


Certa vez em uma reportagem a CNN diante de todo o caos do Haití o reporter viu um garotinho esguio levando o irmão nas costas…
Ele se aproximou do garoto e perguntou se estava pesado e se ele queria ajuda, e o garotinho prontamente o respondeu:
- Ele não é pesado. Ele é Meu Irmão.

Retirado de http://strangelovetriangle.tumblr.com/page/2

sábado, fevereiro 12, 2011

Descontruindo Amélia - Pitty

Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair...
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar

E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar


Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita se você quer saber

Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra nigth ferver
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar

E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar

Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também

Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar

E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar

Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também

Um céu...um dia...um sábado

Perfeito... Poder estar viva e aproveitar cada minuto intensamente, é mais que uma dádiva!

Se as reclamações resolvessem algum problema, muitos não teriam nenhum... Mas pelo contrario, reclamar, só atrai mais problemas. Temos de olhar cada acontecimento como aprendizado.
Isso é fácil??? Claro que não, mas se fosse fácil não teria graça rsrsr. Desculpem, eu sei que as vezes não tem nenhuma graça mesmo, mas poderíamos melhorar as situações difíceis se nos afastássemos um pouco e olhássemos de fora, pois assim poderia ficar mais fácil de achar uma solução (que sempre esta embutida no problema).

Se pensarmos bem e agirmos bem, os problemas continuarão a aparecer, mas resolve-los será bem mais tranquilo.

Se realmente percebêssemos como reclamamos a toa, reconheceríamos que nenhum problema seria maior que nossa felicidade de estarmos vivos.

Um maravilhoso sábado... Cheio de Sol e calor.

Bjos

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Ansiedade...um mal terrível pra mim

Porque somos tão ansiosos???

Eu por exemplo sofre profundamente de ansiedade, infelizmente.

Se alguém falar que quer falar comigo, mas depois fala eu piro...se preciso resolver algo então, nossa!!!Enquanto não fizer tudo na hora que tenho de fazer eu surto rsrsr.

Mas estes sentimentos e sensações são horríveis, e tento diariamente aniquila-los de dentro de mim, tomar que consiga logo.


Boa noite

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Meu desejo do dia

Se pensarmos bem...o bem acontece.


O mundo esta necessitando que cada vez mais pensemos no bem... vivamos o bem...


Não deve estar longe o tempo onde o homem perceberá que a paz interior depende da paz exterior e do próximo. Enquanto houver sofrimento neste mundo nunca conseguiremos sentir a verdadeira paz.


Que a cada dia consigamos respeitar o próximo como ele realmente é, e não como gostaríamos que fosse. Que possamos respeitar a cada ser vivo deste planeta igualmente.


Este é meu desejo de hoje!!!